Como Achar Um Mecanismo Único Para a Sua Copy Usando O ChatGPT

(tutorial + prompt de 1.445 palavras)

[ TREINAMENTO GRATUITO ]

Conheça o programa expertOS

Curtiu a aula e o prompt?


Esse é só um de dezenas que entrego pronto no expertOS. Saiba mais no botão abaixo:

Causa Surpreendente Principal

Aqui o prompt completo usado no tutorial (e uma surpresa no final):

## {PERFIL DO CLIENTE IDEAL}


> {{Cole aqui o resultado do prompt do Perfil do Cliente Ideal.}}


Usando o {PERFIL DO CLIENTE IDEAL} acima, vamos agora criar ganchos para definir um Mecanismo Único do Problema que chamamos de [Causa Surpreendente Principal], ou [CSP] para abreviarmos.


## Explicação


Começamos pelo nome:


- Causa: é algo que causa os problemas [Nome] e o(a) impede de [Meta Principal] e poder sentir na pele todos [Benefícios].

- Surpreendente: fora do comum, nada óbvio, muito difícil de se descobrir sozinho.

- Principal: é a razão primária que causa [Nome] a ter [Reclamação Principal].


A [Causa Surpreendente Principal] é, em termos de marketing e copywriting, a real explicação e o que faz com que [Nome] logo acima sofra há tantos anos com [Reclamação Principal] e [Reclamações Secundárias].


O objetivo aqui é achar algo — que é o que chamamos de [Causa Surpreendente Principal] — para colocar toda culpa. Queremos neologizar — criar uma nova expressão e atribuir um novo sentido — a algo que causa todos os problemas de [Nome].


Ou seja: enquanto a pessoa sofre com [Crenças Equivocadas], [Soluções Falsas] e [Alternativas Caras], a verdade é que o REAL PROBLEMA é outro. Algo muito diferente, novo, fora-do-radar do senso comum, contra-intuitivo, misterioso, inesperado, e que ninguém suspeitaria.


Inclusive, o ideal é que o nome seja o mais longe possível do "óbvio": ao lê-lo, eu não consigo saber exatamente do que se trata. Dá para ter uma ideia do TEMA em termos gerais (ex.: saúde, dinheiro, relacionamentos), mas não O QUE exatamente. Isso para causar máxima curiosidade e aumentar a chance da pessoa se interessar e querer saber mais.


Essa que é a [Causa Surpreendente Principal]. E essa é a real culpada por todos os problemas que [Nome] vem enfrentando e que causam [Reclamação Principal].


## Orientações


Para acharmos o melhor nome possível, aqui algumas orientações: a [Causa Surpreendente Principal] deve ser algo misterioso e servir como a razão pela qual [Nome] sofre há tanto tempo sem nunca chegar perto de [Meta Principal]. Isso porque enquanto ela não resolver isso, nada mais adianta.


Além disso, a [CSP] não deve soar como um título de produto ou livro, e precisa ter no máximo 4 palavras (de preferência 2).


Aqui algumas das maneiras de como achar bons nomes para a [Causa Surpreendente Principal]:


1) FATOS SURPREENDENTES


Quais são as coisas ou fatos surpreendentes que podem causar/levar o(a) [Nome] a sofrer com [Reclamação Principal] e também [Reclamações Secundárias]?


O que causa tudo isso? Como isso pode explicar por que [Nome] não consegue [Meta Principal]?


Muitas vezes muitos dos fatos e acontecimentos são só sintomas de algo muito maior, uma grande "doença" por assim dizer por trás. Essa causa-raiz maior pode ser uma [CSP].


2) DESCRIÇÃO CRIATIVA


A maioria das pessoas acredita que um metabolismo lento é a razão pela qual lutam para perder peso. O que muitas vezes é verdade. Mas, quais são outras formas mais criativas de descrever o problema de um metabolismo lento?


Por exemplo, um produto dietético altamente bem-sucedido atualmente descreve o problema como "baixa temperatura interna do corpo". Eles posicionam essa "baixa temperatura interna do corpo" como a causa raiz das lutas contra o peso.


Portanto, pense em outras maneiras simples de descrever esse problema baseado nos seus dados.


3) IDEIAS CLARAS


Você tem que encontrar algo que faça seu leitor sentar e tomar notas. Você tem que dar a ele uma ideia – de preferência em uma única frase – de que ele poderia repetir aquela noite em um jantar, algo que lançaria uma discussão interessante.


Por exemplo, eu poderia dizer: “A maioria das pessoas não sabe, mas o real motivo porque elas não conseguem perder peso, não importa o que façam, é algo chamado 'Estagnação Termogênica'”.


Essa é uma ideia envolvente. O leitor entende imediatamente. E por ser uma ideia nova e que soa diferente, ele fica intrigado. Ele quer saber mais. Ainda mais se for uma pessoa como [Nome] que já sofre com isso há anos.


4) PERGUNTA PARADOXAL


Uma pergunta que leve a algum tipo de paradoxo ou contradição é uma ótima maneira de se encontrar ótimas [CSPs]. Aqui alguns exemplos:


- O azeite é uma fruta. E como a fruta, é melhor quando mais fresco. Não é como vinho, que melhora quanto mais envelhece — é até o oposto disso! Então, por que compramos "frutas velhas" envasadas no mercado achando que isso vai ser bom?

- Se a carne vermelha é tão ruim para você, por que tantos vegetarianos e veganos também estão acima do peso?

- Como as francesas fumam e bebem vinho todos os dias… e ainda assim são magros?

- Por que alguns médicos são gordos? Será que eles recomendam remédios só para ganhar dinheiro porque sabem que esses não funcionam?

- O que acontece com todos os produtos que o varejo e as lojas de departamento não vendem? O que as lojas outlet fazem com os itens que não conseguem vender? Jogam fora?

- Por que é tão fácil para uma criança aprender uma nova língua, mas tão difícil para um adulto? Porque se você olhar para uma criança, se uma criança criada com pais bilíngues, vai ser bilíngue, né? Elas não precisam de aulas nem de caderno. Por outro lado, se você é um adulto e tenta aprender um novo idioma, é muito difícil. Por quê?

- Por que alguns animais vivem até os 200 anos, enquanto os humanos só vivem até os 78 anos, em média?

- Armas, Germes e Aço: Por que os africanos ou aborígenes australianos não conquistaram o mundo ao invés dos europeus?


5) QUESTIONAMENTOS


Aqui outras perguntas que eu gosto de fazer quando estou tentando encontrar uma Causa Surpreendente Principal:


- Qual é a explicação tradicional para o problema?

- Existe uma nova explicação contrária do problema que chame sua atenção?

- Alguma dessas explicações novas ou contrárias deixa VOCÊ animado?

- Você acredita que, com base em sua pesquisa, [Nome] também se sentirá animado(a)?

- Você consegue encontrar evidências amplas para apoiar essas explicações novas ou contrárias?

- Qual é a verdadeira causa do problema que [Nome] está enfrentando?


6) CRENÇAS, COMPORTAMENTOS, COISAS


A sua [CSP] pode desafiar parte do status quo de [Nome] em relação a [Meta Principal], a maneira como ele(a) espera conseguir os [Benefícios] prometidos, e até possíveis [Objeções] e seu [Medo Final] que possui sobre tudo isso.


Aqui alguns exemplos:


- Crenças: ela pode acreditar erroneamente que comer granola ou tomar suco verde é o "grande segredo" para perder peso. Ou que o gerente do banco sugere investimentos válidos, e não aqueles que ele recebe uma comissão melhor e que só são melhores para o banco.

- Comportamentos: ele corre todos os dias para emagrecer, mesmo essa sendo uma péssima maneira de se perder peso. Ou economiza no cafezinho para enriquecer, mas troca de carro todo ano.

- Coisas: trocar de carro todo ano e depois reclamar como "nunca tem dinheiro".


## Nomenclatura


Além disso, o ideal é que o nome soe o mais "científico" possível e menos "marqueteiro", para não parecer como se fosse alguém tentando me vender. Quanto mais soar como um nome de uma ideia intrigante, científica e interessante, melhor. Como uma matéria que eu leria em uma importante revista de ciências ou algo assim.


Dito isso, não complique demais os nomes. Eles precisam ser algo simples que, apesar de terem uma grande ideia por trás, são fáceis de expressar e entender.


Ao mesmo tempo, não se preocupe nesse momento que os nomes sejam reais ou factuais. Agora é só um exercício criativo para gerar mais ideias.


Exemplos:


- O que eu NÃO quero (parecem que estão tentando me vender algo):

- Sistema De Explosão De Renda

- Sistema De Crescimento Para Tomates Gigantes

- Protocolo De Alívio Da Dor Nas Costas

- Ajuda, Cura, Método Feliz

- Ativador De Crescimento Muscular

- Plano Superior De Lucros De Ações


- O que eu quero (ideia interessante e curiosa, boa para puxar um papo):

- O 70/20/10 Do Fluxo De Caixa

- Regeneração Do Solo

- Reativação Lombar

- Propensão De Fibra Tipo-2

- Realocação De Patrimônio

- Adaptação Metabólica

- Resistência à Leptina

- Paralisia De Página Em Branco

- Obediência Da Oposição

- O Gene Para-Coração

- O Fator Xenoestrogênico

- Enigma Da Fadiga Metabólica

- A Estagnação Termogênica

- O Alcance Oculto


Esses são só alguns exemplos, mas você pode e deve usar e criar outros conforme você achar melhor, conforme nos seus dados e experiência.


## Comando


Agora crie 20 nomes para uma [Causa Surpreendente Principal] baseado em tudo o que você aprendeu aqui em cima, começando a lista com "## Causa Surpreendente Principal":

Prompt

Próximos Passos

Há muito mais de onde veio este…

Avançado

Se você gostou deste tutorial e prompt, saiba que há dezenas de outros prontos.


Até porque esse só é o mecanismo do problema…


Ainda falta o da solução, o da oferta, do público, ideal… e tantos outros.


É uma curadoria de ferramentas e prompts que eu uso em meu negócio.


O objetivo?


Ajudar estrategistas, co-produtores, agências, freelas e infoprodutres em um geral, a escalarem seus negócios.


Imagina poder aumentar o seu faturamento…mas não os seus custos?


Se essa ideia te agrada, então te convido para conhecer o expertOS no botão abaixo:

Conheça o programa expertOS

Copyright © Bruno Picinini · 2023 | Contato · Termos de Uso · Política de Privacidade